sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Simbolismo: estéticas do onírico

Resumo da Primeira Parte do Curso ministrado pelo Prof. Denis Donizeti Bruza Molino - Simbolismo: estéticas do onírico no Museu de Arte Contemporânea da USP em 2007

Quem é Quem no Simbolismo

Primeiro, que estética é esta, onde ela está.

O Simbolismo é uma estética presente em muitos movimentos sociais e artísticos. Para esclarecer, entende-se por símbolo uma coisa que está escondida em outra.

O Simbolismo é uma experiência de relação entre o material e o imaterial, portanto, independe de uma data específica para expressar-se nas manifestações artísticas. É um movimento que contradiz o cientificismo e o detalhismo, por seu conteúdo mais onírico, emotivo e de emoções intensificadas, ou seja enfatiza a interiorização. A representação artística se dá na figuração do invisível no visível.

Como movimento artístico do século XIX apoiou-se nas idéias de Emmanuel Swedenborg (1688-1772), cientista, filósofo e teólogo que em sua obra De Coelo et de Inferno, 1758 descreve : "Numa palavra: todas as coisas que existem na Natureza, da menor à maior, são correspondências. São Correspondências porque o Mundo natural, com tudo que o constitui, existe e subsiste conforme o Mundo espiritual, e um e outro conforme o Divino. [..]"
O autor influenciou principalmente Baudelaire e Blake

Veja Alguns Expoentes do Simbolismo

Na Poesia:

Paul Verlaine, L`Art Poetique – 1874 Considerado um manifesto simbolista

(Veja tradução em http://www.nossacasa.net/arte/texto.asp?texto=1)

Mallarmé Poesia e sugestão”, 1891:”... Deve sempre haver enigma na poesia, e o objetivo da literatura – não há outros – é evocar os objetos”...

Na Pintura

Gustave Moureau - 1826-1898

­
Ganha notoriedade com a pintura Édipo e a Esfinge foi - professor de Roualt e Matisse.

Sua formação é clássica, e sua técnica apurada distingue-se pelo detalhamento na representação dos mitos. De maneira geral, sua obra é exótica, orientalista, nada convencional e muito profunda.

Veja mais no Musée d'Orsay, Museu do Louvre, Museu Gustave Moreau (http://www.musee-moreau.fr/);

http://www.tendreams.org/moreau.htm

http://www.loggia.com/art/19th/moreau.html

Eugène Carrière. 1849 – 1906 – pinturas e litografias

Era amigo de Rodin, Mallarmé, Verlaine, de quem realiza um retrato (ver Louvre). Em sua obra são constantes os contrastes e retratos

Veja mais em Musée d'Orsay e no Peti Palais

Um comentário:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.